Esponjas de Maquilhagem Sim ou Não?

Uma ferramenta que para mim é fundamental na hora de maquilhar são as esponjas de maquilhagem. Seja para uso pessoal ou profissional, digamos que não vivo sem elas!

As esponjas de maquilhagem, podem ter diversas funções e vantagens, tais como:

  • aplicação de produtos em creme como por exemplo base, corretor, blush etc.
  • aplicação de pó translucido;
  • dar acabamento / polimento ao trabalho de pele, deixando tudo mais difundido.

 

Como usar esponjas de maquilhagem?

Sabia que as esponjas de maquilhagem nunca devem ser usadas secas? Antes de cada utilização têm de ser humedecidas. Para humedecer a esponja, precisa de fazer o seguinte:

  1. Molhe a esponja de maquilhagem fazendo o movimento de a apertar para que esta absorva a água e consequentemente “inche”.
  2. Retire o excesso de água apertando-a e depois repita-o dentro de um papel toalha. Deve ficar húmida e não a escorrer água.
  3. Repare como a esponja de maquilhagem dobrou de tamanho após fazer este processo. Agora está pronta a usar!

 

Melhores esponjas de maquilhagem

Mas as esponjas de maquilhagem não são todas iguais? Na minha opinião não. Já experimentei dezenas de esponjas de maquilhagem e até hoje só tenho 2 ou 3 marcas ás quais sou fiel. Contudo há uma que nunca, mas nunca me desilude e é a que aconselho a toda a gente:

  • Beautyblender (a verdadeira! Atenção a isto, muita gente chama beautyblender a uma qualquer esponja de maquilhagem da qual não sabe o verdadeiro nome da marca em questão, contudo, apenas existe uma marca com este nome).

 

Como lavar esponjas de maquilhagem?

Tal e qual como lavar pincéis de maquilhagem é necessário limpar as esponjas de maquilhagem regularmente. Estas acumulam bactérias e germes e podem causar alergias e irritações na pele. Siga este passo a passo de como lavar esponjas de maquilhagem:

  1. Molhe a esponja de maquilhagem fazendo o movimento de apertar para que esta absorva a água e consequentemente ”inche”;
  2. Passe-a pelo sabão, garantindo que todas as partes ficam com produto;
  3. Esfregue cuidadosamente a esponja de maquilhagem fazendo uma leve pressão;
  4. Volte a molhar e a apertá-la debaixo de água;
  5. Repita o processo até a esponja de maquilhagem estar o mais parecida possível com a sua cor original, e a água sair limpa;
  6. Retire o excesso de água apertando-a e depois repita-o dentro de um papel toalha;
  7. Deixe a esponja de maquilhagem secar num local onde não apanhe sol, preferencialmente num espaço seco. Pode deixá-la pousada em cima de um papel toalha seco ou optar por adquirir um suporte próprio que pode não só usar para limpar a esponja de maquilhagem como para a ter arrumada todos os dias.

 

 

Produtos para lavar esponjas de maquilhagem

Eu prefiro lavar as esponjas de maquilhagem com água e sabão (Clarim original) ou por exemplo um shampoo neutro. Para além de sentir que ficam limpas profundamente, vão durar mais tempo porque são usados produtos sem álcool. Ainda assim deve ser feita uma lavagem cuidadosa da esponja de maquilhagem por causa das unhas. Deve ter o mais cuidado possível para não criar buracos no material da esponja. Para isso certifique-se que usa a cabeça dos dedos e não as unhas ao lavar as esponjas de maquilhagem!

 

Exemplos de produtos para lavar as esponjas de maquilhagem:

 

limpar pinceis maquilhagem

 

ATENÇÃO: as esponjas de maquilhagem não devem ser utilizadas mais do que três meses.

 

Opções não faltam por isso escolha uma e trate de higienizar regularmente as esponjas de maquilhagem e prevenir o aparecimento de males maiores no seu rosto.

 

 

Beijinhos *

Partilhe este artigo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *