como lavar pinceis maquilhagem

Como Lavar Pincéis de Maquilhagem?

Não sabe como lavar pinceis de maquilhagem? Pois é, não basta ter os melhores pinceis de maquilhagem, é preciso cuidar deles para que durem mais tempo. E não só, se não lavar os pincéis com regularidade estes acumulam bactérias e germes e consequentemente podem causar alergias ou irritações na pele. Se já tem acne, por exemplo, ao usar os pincéis sujos vai estar a levar mais bactérias ao rosto o que fará a situação piorar e por vezes nem se apercebe do porquê. É por isso que é recomendada a higienizarão regular dos pincéis!

 

“O maquilhador profissional é que tem de lavar os pincéis após cada trabalho”

 

Um erro muito comum é pensar que não deve lavar os seus pincéis de maquilhagem por não ser uma profissional da área. Claro que nós profissionais o fazemos todos os dias pela regularidade e quantidade de pessoas diferentes que maquilhamos, mas você também deve ter algum cuidado. Eu aconselho a lavar os pinceis de maquilhagem 1 vez por semana ou de 15 em 15 dias no máximo, contudo depende da regularidade com que usa os pinceis de maquilhagem.

Lembre-se sempre que ao usar os pincéis de maquilhagem sujos está a levar bactérias e germes ao rosto, assim tenho a certeza que irá dar mais valor ao cuidado com eles.

 

Como lavar e secar pinceis de maquilhagem?

Passo a passo de como lavar pinceis de maquilhagem:

  1. molhe com água corrente as cerdas do pincel de maquilhagem, evitando molhar o cabo;
  2. esfregue as cerdas delicadamente na sua mão, com movimentos vai e vem ou circulares, as vezes necessárias para garantir que os pinceis de maquilhagem ficam bem limpos;
  3. retire todo o produto de limpeza com água corrente tépida, até que esta saia limpa;
  4. use papel toalha daquele da cozinha para retirar o excesso de água, mas não esfregue os pincéis de maquilhagem. Respeite a direção dos pelos, aproveite e molde-os à sua forma original, se necessário;
  5. deixe secar os pincéis de maquilhagem na totalidade. O melhor é que estejam de cabeça para baixo (aconselho este suporte para secar pincéis de maquilhagem, é barato e dá imenso jeito. Caso não tenha e não queira comprar opte por deixar os pincéis de maquilhagem numa superfície plana, de maneira em que as cerdas fiquem de fora, sem estarem pousadas em nada, apenas ficando o cabo pousado na superfície (ATENÇÃO a este ponto, é mesmo importante! Nunca deixe os pincéis de maquilhagem a secar em copos ou algo parecido porque a água vai escorrer e a humidade a longo prazo vai danificar os cabos!).

 

 

Não deixe por favor os pinceis de maquilhagem de molho como já me disseram que faziam! Não é necessário. Esfregue diretamente e suavemente os pincéis nos sabonetes ou caso use algo líquido, limpe o pincel na sua mão. Nem os seque com o secador, isso só os vai danificar.

 

Com que produtos devo lavar os pincéis de maquilhagem?

Existem muitas marcas que já possuem produtos próprios de limpeza. Pode optar por escolher alguma contudo certifique-se sempre se na composição do produto não consta álcool pois ele é extremamente agressivo para as cerdas dos pinceis de maquilhagem (geralmente encontrado mais em produtos de limpeza instantânea de pincéis em spray que contêm também químicos mais agressivos para as cerdas).

Somente uso produtos instantâneos em spray se precisar mesmo daquele pincel de maquilhagem para trabalhar na hora, mas como tenho vários raramente uso este tipo de produtos. Eles apenas são favoráveis pelo tempo que demoram a secar, que é quase imediato.

limpar pinceis maquilhagem

 

Prefiro lavar os pinceis de maquilhagem com água e sabão ou por exemplo um shampoo neutro. Para além de sentir que ficam limpos profundamente, vão durar mais tempo por não ter álcool. Ainda assim deve ser feita uma lavagem cuidadosa para não danificar os cabos que muitas vezes são feitos de madeira. Existem imensas opções de sabonetes antibacterianos. Há também quem goste de usar shampoo de bebé por ter um pH mais baixo, sabonetes de glicerina por serem super hidratantes, leves e deixarem o pelo macio ou até mesmo aquele sabão tradicional que as avós usavam antigamente – Clarim original (todos estes produtos servem também para lavar as esponjas de maquilhagem).

Exemplos de mais produtos:

 

Beijinhos *

Partilhe este artigo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *