cuidados pele rosto

Cuidados Com a Pele do Rosto

“Muitas vezes quando uma cliente se senta na minha cadeira diz logo: “quero uma pele assim perfeitinha como a sua”, ou “como consegue ter esse acabamento perfeito?“. E a minha resposta é sempre, mas sempre a mesma: CUIDADOS COM A PELE.” É fundamental tratarem da vossa pele e não pensem que isto é só uma lenga lenga que toda a gente diz. Não! É mesmo verdade! Se tiverem uma boa rotina de limpeza e hidratação de pele, é meio caminho andado para uma maquilhagem resultar num trabalho muito mais bonito! A nossa pele é como uma “tela de pintura”, se não estiver bem cuidada torna-se mais difícil trabalhar nela.

Por isso é que na maquilhagem de noiva é tão importante as noivas fazerem a prova. A maquilhadora vai ver o estado da pele e aconselhar alguns cuidados a ter para, se possível, melhorar o seu aspecto até ao grande dia. Mas este tema não é só importante para as noivas. É fulcral que TODA a gente crie uma boa rotina e cuide devidamente da sua pele. Ao fim ao cabo todas queremos um aspeto mais luminoso, fresco e jovem, correto?

Não há milagres, não há mesinhas, não há produtos escondidos que quero guardar para mim! Este é mesmo o maior segredo para ter uma pele bonita!!! Claro que aliado à vossa rotina de beleza devem também ter o cuidado de beber água ao longo do dia. E vão ver que ao conjugarem tudo, ao fim de uns tempos vão ter o resultado que tanto ansiaram. Mas não pensem que vai ser de um dia para o outro, não queiram magia numa pele que durante anos não foi devidamente tratada. Dêem tempo e tratem de vocês todos os dias porque se não o fizerem mais ninguém o fará!!!

 

Principais cuidados a ter com a pele:

  • Limpar e lavar devidamente o rosto TODOS OS DIAS (de manhã e à noite)
  • Hidratar o rosto com produtos próprios para o vosso tipo de pele (normal, oleosa, seca ou mista)
  • Usar protetor solar
  • Desmaquilhar SEMPRE o rosto! (veja como desmaquilhar o rosto corretamente)
  • Fazer esfoliação e máscara hidratante ao rosto (1x por semana)
  • Beber pelo menos 1 litro de água por dia

 

Com o passar dos anos as preocupações com a pele, geralmente, aumentam. Começam a aparecer linhas finas aqui e ali, menos elasticidade na pele, manchas e tantos outros sinais que muitas vezes são consequências de descuido. Todas aquelas vezes em que não limparam o rosto, que não passaram um protetor solar, que foram para a cama por desmaquilhar, que pensaram: “é só hoje“, “amanhã limpo“, “tenho tempo para cuidar da pele“, “ainda sou muito jovem“, etc etc. Tudo isto vos vai soar na cabeça quando sentirem que a vossa pele está a sofrer alterações, a envelhecer. O envelhecimento da pele é algo natural e normal é certo, contudo podemos retardar isso se tivermos cuidados diários e constantes com a pele.

 

‘’Mais vale tarde do que nunca’’

Nunca é tarde para começar a tratar da pele, ok? Se não o fazia antes, comece agora a tratar do seu rosto! É certo que quanto mais cedo o fizer melhor, mas vamos tentar melhorar isso e começar o quanto antes a criar uma rotina diária de pele.

 

“Sou muito nova ainda não preciso de nada disso

Importante salientar também que este pensamento é errado! Falo pela minha experiência, foi-me incutido que devia tratar sempre da pele e faço-o desde miúda e antes de ser eu própria a cuidar de mim quem o fazia era a minha mãe e a minha avó. Não passava um dia em que não lavava o rosto e o hidratava. Tudo se manteve e acredito muito que seja este cuidado que sempre tive que faz com que tenha a pele maravilhosa como tenho (lisinha, sem marcas, sem manchas e sem uma única ruga (falo das rugas porque convivo com muitas pessoas que com a mesma idade que eu e até mais novas, já as têm e me dizem que não fazem nem nunca fizeram nada de limpeza e hidratação). Irei manter tudo o que me foi passado pelas minhas mães e um dia farei o mesmo com os meus filhos certamente. Enquanto eles não chegam faço-o com todas vós que estão desse lado e com todas as pessoas que se cruzam no meu caminho e percebo que precisam de ouvir a “minha missa”.

 

Mas eu não uso maquilhagem“, Sou homem e não preciso de lavar o rosto

ERRADO! Usem maquilhagem ou não, sejam homem, mulher, jovens ou crianças, o rosto tem de ser lavado TODOS OS DIAS!

Vejamos pela seguinte lógica: se lavamos as mãos, se lavamos e higienizamos devidamente a boca, se tomamos banho, porque é que não fazemos exatamente o mesmo com o nosso rosto? Faz sentido, certo? Então começamos mesmo por aqui que, na verdade, é o início da questão.

Lavar o rosto é OBRIGATÓRIO! Não custa nada e sabe muito bem!

 

Rotina de cuidados com a pele do rosto

Bem antes de passar a explicar o passo a passo, gostaria de dizer que uma das coisas que tenho feito é apostar numa boa limpeza do rosto à noite, e de manhã algo mais simples, rápido e eficaz. Basicamente é durante a noite que a nossa pele tem tempo e regenera. Se estiver suja, com os poros obstruídos ela não irá conseguir fazer esse processo corretamente, daí ser tão importante a lavagem e cuidado do rosto. Se fizermos então a nossa rotina de noite bem feita, de manhã a nossa pele estará ótima e sem necessidade de repetir o mesmo processo.

 

Cuidados com a pele à noite:

Ao longo do dia estamos constantemente expostos a poeiras, poluição, radiações e coisas que não são propriamente amigas da nossa pele e como tal querendo livrar-nos de tudo isto o melhor a fazer é:

  • lavar o rosto usando um gel / loção / sabão líquido de limpeza adequado ao seu tipo de pele e água tépida (ex: gel de lavagem de rosto SVR). É neste passo que podem incluir os tão famosos aparelhos de limpeza de rosto (como por exemplo o Foreo);
  • secar o rosto com a vossa toalha de rosto (retirar o excesso de água do rosto), sem esfregar, apenas encostar delicadamente a toalha;
  • usar uma água termal para ajudar a acalmar a pele. Deixem que penetre a vossa pele e só depois prosseguem com o resto (ex: água termal Avene ou Vichy)
  • aplicar um tónico para equilibrar o pH da pele deixando-o mais aproximado do real da nossa pele. O tónico ajuda não só no equilíbrio do pH como também  acalma a pele da limpeza que fizemos antes e fecha os poros o que permite uma melhor absorção de todos os hidratantes posteriores (ex: tónico Pixi);
  • aconselho a colocar o creme de contorno de olhos antes de tudo o resto por ser uma área tão sensível do rosto e como tal devem também ter um creme apropriado para esta etapa. Desta forma vão também perceber que na zona onde o colocaram já não necessitam de colocar o restante que vou falar de seguida (ex: creme de contorno de olhos SVR ou SVR para pele madura);
  • hora do sérum. À noite devem optar por séruns que têm os famosos ácidos como o retinol, por exemplo, pois como já referi é durante a noite que a pele tem tempo para se renovar, logo estes ácidos vão fazer mais sentido serem usados nesta altura (ex: SVR Sérum);
  • hidratar o rosto com um creme próprio para o seu tipo de pele (ex: hidratante: Embryolisse). Ter atenção também a:
      • creme de noite (para quem já tem de o usar). Estes são mais concentrados e com ativos anti envelhecimento daí serem designados e aconselhado o seu uso à noite
      • creme hidratante de uso regular e normal para quem ainda não tem idade / necessidade dos de noite

 

rotina de cuidados com a pele

Parece muita coisa mas quando se habituarem a esta rotina vão ver que em 10 / 15 minutinhos está feito (digo este tempo porque devem dar tempo aos produtos para que penetrem corretamente na pele entre as etapas).

 

 

Cuidados com a pele de manhã:

A pele regenerou durante a noite após a limpeza e hidratação, estando pronta para enfrentar mais um dia. Como não estivemos em contacto com poluição da rua nem raios UV durante o sono, não sinto a necessidade de a limpar tão profundamente como à noite. Então podem fazer o seguinte:

  • passar água fria pelo rosto. Dá aquela sensação de frescura e de acordar mais rápido ou optar pela água termal (ex: água termal Avene ou Vichy);
  • utilizar tónico (ex: Pixi);
  • creme contorno de olhos (ex: SVR ou SVR para pele madura);
  • o sérum da manhã deve ser algo mais leve que contenha, de preferência, na sua composição antioxidantes que vão ajudar no combate à entrada da poluição e raios UV na nossa pele, prevenindo desta forma o envelhecimento precoce da nossa pele;
  • aplicação do creme de dia / hidratante;
  • OBRIGATÓRIA a aplicação de protetor solar TODOS OS DIAS, preferencialmente com fator 50. Procure escolher um protetor solar com uma textura com a qual se sinta confortável e que de alguma forma funcione com o seu tipo de pele. Exemplo: pele oleosa deve optar por um que tenha efeito blur, mais sequinho para evitar o especto ainda mais oleoso do rosto. Eu não tenho pele oleosa, contudo odeio a sensação de ter um protetor solar no rosto bem pegajoso, então uso um protetor solar da SVR que tem exatamente o efeito que falei a cima.

protetor solar rosto svr

DICA: Muita gente me pergunta como faz para desinchar a olheira e algo que costuma resultar é colocar o creme de contorno de olhos no frio (frigorífico). Quando aplicado ajuda a desinchar por estar frio dando frescura em torno dos olhos.

 

Depois disto estão prontas para se maquilharem ou para sair de casa e viver mais um dia! Isto são as minhas rotinas diárias e espero que passem a ser as vossas, caso ainda não as façam 😀 Tenham atenção aos produtos que usam, optem sempre pelos que são adequados ao vosso tipo de pele. Não usem um qualquer só porque alguém falou bem ou porque é barato. Leiam os rótulos e percebam se realmente se adequa a vocês e às vossas necessidades.

 

Cuidados extra com a pele do rosto

Quem não gosta de receber uma prendinha surpresa? A nossa pele também adora um miminho de vez em quando. Isto traduzido por miúdos são a esfoliação e a máscara hidratante que deve fazer 1 vez por semana. Eu faço obrigatoriamente, mas é importante salientar que se não tiverem uma rotina diária de limpeza e hidratação isto não vos vai valer de grande coisa! Principalmente a máscara porque esta potencializa o que já faz à pele diariamente, logo se não faz nada, os resultados não vão ser os esperados. Por isso é que devem em primeiro lugar iniciar uma rotina diária para tratarem do vosso rosto e depois sim dar-lhe estes mimos.

 

Esfoliação do rosto

 

Porquê esfoliar o rosto?

Devemos esfoliar a nossa pele porque ajuda a eliminar as células mortas na sua superfície. Consequentemente esta libertação vai ajudar a uma melhor absorção de todos os componentes da máscara que devemos fazer a seguir.

Devo esfoliar o rosto todos os dias?

Cada pele é uma pele, ainda assim não é aconselhado fazer esfoliação todos os dias como algumas pessoas fazem. Quem tem pele oleosa poderá realizar o processo 2 vezes na semana. Os restantes tipos de pele apenas o devem fazer 1 vez e garantir que em seguida hidratam como deve ser o rosto.

Como esfoliar a pele?

  • Limpar o rosto principalmente se tiver maquilhagem;
  • Usar um esfoliante apropriado para o rosto e não um de corpo (são completamente diferentes, os de corpo tem um grão mais grosso que não é aconselhável para usar no rosto). E apropriado para o seu tipo de pele / estado de pele (exemplo: se tiver uma pele sensível, seca ou desidratada deve optar por escolher um produto menos agressivo). Exemplos: esfoliantes Caudalie, Shiseido Man ou La Roche Posay para peles sensíveis;
  • Procurar fazer movimentos circulares pressionando ligeiramente mas cuidadosos para não agredir a pele;
  • Retirar o esfoliante do rosto com água.

 

Máscara de hidratação

A máscara confere uma hidratação profunda à pele devido à concentração de ingredientes que tem na sua composição. É um boost muito importante não só para a saúde como também para o aspeto exterior da nossa pele.

Existem no mercado diversas máscaras, de várias marcas, com diferentes funções / objetivos e para todos os tipos de pele. Perceba qual a que se adequa mais aos seus gostos e ao estado da sua pele (ex: Sesderma, Caudalie, Garnier Hidratante ou Garnier Matificante).  Pode também acrescentar uma máscara própria para a zona da olheira e incluir no seu ritual.

 

Como usar máscara hidratante para o rosto?

  • O ideal será fazer uma esfoliação e de seguida tomar um banho. O vapor da água quente vai abrir os poros do rosto e assim a pele está mais recetiva à máscara de hidratação. No caso de não querer tomar banho na altura, pode optar por aplicar no rosto uma toalha molhada com água quente;
  • Retire a água do rosto com a sua toalha, sem esfregar, em seguida borrife um pouco de água termal e deixe a pele absorver;
  • Coloque a sua máscara e deixe atuar no rosto pelo tempo indicado na embalagem;
  • No fim do tempo indicado, aproveite o restinho de produto que ficou no rosto e massaje levemente (pode fazer com as mãos ou com um rolo facial de pedra que é maravilhoso);
  • Geralmente quando opto por máscaras em creme, no fim retiro com água mais para o fria, isto estimula a circulação e ajuda a fechar já os poros;
  • Passe um pouco de tónico e em seguida hidrate devidamente o rosto.

 

É mesmo muito importante dar tempo a cada produto para que este consiga cumprir as suas funções e é por isto que deixo este ritual para um dia que saiba que não tenho nada de compromissos. Tiro um tempinho para mim, coloco uma música e desfruto!

 

Ao fazer compras na farmácia online onfarma.pt , não se esqueça de usar o meu código e terá um desconto extra de -10% no valor final. Basta colocar o seguinte código: CASQUEIRAON

Neste site encontra centenas de produtos a preços incríveis e o melhor de tudo? Não precisa de sair de casa para comprar!

 

Faça o mesmo e cuide de si 🙂

 

Um beijinho *

Partilhe este artigo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *