Bem, acho que acabou de ficar boquiaberta ao ler o título deste artigo. Nunca se questionou o porquê do seu rímel (máscara de pestanas) ter ficado com um cheiro esquisito? Ou o porquê do seu creme de rosto ter alterado de cor? Para os mais distraídos, é verdade, os produtos de cosmética e de maquilhagem têm mesmo um prazo de validade. Então como saber a validade de um creme ?
É importante cumprir o prazo de validade de um creme?
Tudo o que esteja em contacto direto com a pele deve ter especial atenção! E isto começa no momento da compra dos produtos, que devem ser de qualidade, e vai até à verificação do seu estado de conservação depois de abertos. Com o passar do tempo e a inutilização, os produtos vão alterando as suas fórmulas. Nomeadamente acabam por oxidar e ficar com um cheiro diferente do habitual, podendo trazer problemas sérios. Como por exemplo: vermelhidões, alergias e até descamações de pele! E é por isto que batalho tanto nisto, com a saúde da pele não se brinca!!!
É claro que não vai andar a apontar as datas de validade de todos os produtos que compra e abre. Mas tenha, mais ou menos, essa noção e tente perceber se eles se alteram com o passar do tempo ao nível de:
- textura;
- cheiro;
- cor.
É muito importante ter também consciência que por vezes os produtos acabam por se estragar mesmo estando teoricamente dentro do prazo de validade. Por isso guarde-os sempre em locais amenos e certifique-se que ficam devidamente fechados. Assim preserva-os durante mais tempo!
Como saber a validade de um creme?
Em todas as embalagens encontra um símbolo de um boião aberto onde consta o número de meses que o produto pode ser utilizado depois de aberto. Exemplo: 6m, 12m, 24m,…
Agora dê uma vista de olhos no prazo validade dos cosméticos aí de casa e daqui em diante esteja mais atenta 🙂
Beijinhos *