Quais os Tipos de Pele do Rosto?

Você sabe realmente qual é o seu tipo de pele do rosto? Para conseguirmos cuidar devidamente da nossa pele e escolher os produtos que melhor se adequam a ela, precisamos de identificar tipos de pele de rosto. Por isso hoje venho ajudar-lhe a descobrir o seu.

 

Em primeiro lugar é importante percebemos que nem só os fatores genéticos determinam o tipo de pele que temos, mas que os fatores externos e os cuidados diários da pele também são importantes.

 

Como saber o meu tipo de pele?

Existem 4 tipos de pele básicos e tenho a certeza que já ouviu falar de cada um deles, mas como saber o meu tipo de pele do rosto? Provavelmente até julga ter um que nem é o seu…

 

  • Pele normal:

O que é pele normal? É aquele tipo de pele bastante equilibrada, nem é muito seca, nem é muito oleosa. Geralmente não apresenta imperfeições nem poros dilatados, tem um viço natural bonito, é macia ao toque e apresenta-se bastante homogénea.

Embora aparentemente não tenha problemas, este necessita, como todos os outros tipos de pele, de tratamento e de produtos adequados.

 

  • Pele mista:

O que é pele mista? Tipo de pele que normalmente é mais oleosa na zona T (testa, nariz e queixo) e pode ter outras áreas do rosto mais secas. Acaba por ser uma mistura de 2 tipos de pele (oleosa e seca), o que faz com que se tenha de ter especial atenção aos produtos que se usam em algumas zonas do rosto.

Como cuidar de pele mista? Devem ser usados produtos que controlem a oleosidade mas ao mesmo tempo hidratem as áreas mais secas.

 

  • Pele oleosa:

Tipo de pele que apresenta excesso de oleosidade. Isto acontece devido à produção excessiva de glândulas sebáceas. Tem um aspeto bastante brilhante e aparenta ser mais espessa, tendo os poros dilatados e na maioria das vezes bastante visíveis e obstruídos. Tudo fatores que levam o aparecimento de males maiores, como por exemplo:

    • acne
    • espinhas
    • pontos negros

 

Mas como tratar pele oleosa? É fundamental um correto cuidado com este tipo de pele. A maioria das pessoas pensa inclusive que não carece de hidratação, contudo está errado! Precisa sim e muito, mas de uma hidratação correta, com os produtos adequados! Produtos matificantes, com textura em gel são perfeitos e ajudam muito.

 

  • Pele seca:

O que é pele seca? Ao contrário da pele oleosa, a pele seca produz menos glândulas sebáceas o que faz com que fique com uma aparência áspera e sem brilho. Tem uma espessura mais fina e tende a ser sensível, apresentando vermelhidão e propicia a alergias que provocam comichão, o que faz com que muitas das vezes descame e se torne desidratada por ela toda ou em algumas zonas.

O que usar para pele seca? A pele seca precisa de uma hidratação intensa, livre de álcool e de produtos altamente agressivos!

 

Para além disto, existem alguns tipos de problemas de pele que devem ser conhecidos por quem os tem para que possam ser devidamente cuidados, para isso, sugiro que procure um dermatologista.

 

Um beijinho*

Partilhe este artigo!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.